segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Doce de abóbora

Sabe aquela hora que bate uma vontade de comer um docinho?
Hoje resolvi fazer a receita de "Doce de abóbora Light"

Ingredientes:
  • 1500 Grama (s) de abóbora moranga
  • 4 Colher (es) de sopa de adoçante culinário
  • 1 pedaço pequeno de canela em pau
Modo de preparo:
  1. Cortar a abóbora em pedaços grandes (com casca), levar à panela de pressão com água até cobrir os pedaços e cozinhar por 10 minutos.
  2. Retirar os pedaços de abóbora já bem moles e retirar a casca, separando-as da polpa.
  3. Levar a polpa da abóbora em uma panela e juntar o adoçante em pó e a canela em pau.
  4. Cozinhar por cerca de 5 minutos, até secar um pouco da água.
  5. Levar à geladeira por cerca de 2 horas e servir frio. A quantidade de abóbora crua (1,5 Kg) rende aproximadamente 500 g de doce de abóbora.


Benefícios da abóbora:

São legumes deliciosos que ajudam a prevenir a acne, doenças cardíacas, problemas de visão que aparecem com o avançar da idade; inibi a fome e a vontade de comer, o que ajuda e muito para eliminarmos aqueles quilinhos indesejáveis.

Existe uma variedade enorme de abóboras, mas todas tem praticamente a mesma composição nutricional e propriedades benéficas. Tem poucas calorias, uma vez que aproximadamente 95% da sua composição é água.
Em 100 g de abóbora cozida somam 40 calorias, no máximo, 9,8 g de carboidratos, 1,2 g de proteína, 0,30 g de gordura e 1 g de fibra.

Principais nutrientes da abóbora:

Betacaroteno – Pigmento amarelo-alaranjado que pode ajudar a prevenir o câncer, a melhorar a visão e ainda ajuda a manter a pele sempre bem. Uma xícara de abóbora cozida contem 8,7 mg de betacaroteno ou 107% do consumo recomendado.

Fibras – Rica em fibras solúveis e insolúveis, sendo que a solúvel pode ajudar a controlar os níveis de LDL-colesterol, e a fibra insolúvel ajuda também a saciar a fome e aliviar a prisão de ventre.

Luteína – É fonte desse carotenóide, que pode impedir a degeneração macular (problemas de vista) e ajudar a prevenir a catarata e o câncer de cólon.

Magnésio – A abóbora e a abobrinha são boas fontes desse mineral essencial que pode ajudar a combater alergias e asma. Pode também ser benéfico para a saúde do sistema cardiovascular, a pressão arterial, cálculos renais e tensão pré-menstrual (TPM).

Potássio – Diminui os riscos de pressão alta, cálculos renais e AVC (derrame cerebral). A abóbora e a abobrinha fornecem grandes quantidades de potássio. Meia xícara de abóbora cozida fornece cerca de 275 mg de potássio.

Tiamina - Vitamina do complexo B importante para o cérebro. Ajuda a melhorar a memória e o humor.

Vitamina B6 – Rica nessa vitamina essencial do complexo B, associada a um menor risco de doenças cardíacas e, possivelmente, depressão.

Vitamina C - Poderoso antioxidante, pode prevenir catarata e doenças crônicas. Uma xícara de abóbora tem 30% da dose diária recomendada de vitamina C.

Créditos: http://www.dietaebeleza.com/beneficios-da-abobora/


...Depois de tudo isso, bora ser feliz e comer um docinho!?


^^  O meu doce de abóbora ficou assim:


Beijos e boa noite ;)

Um comentário: